terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Disciplina

[Olhando assim muitas vezes para esta palavra parece estranha, parece o nome de uma planta ou assim... nunca vos aconteceu?] Bem foi só um à parte!

Disciplina é, com certeza, a tarefa mais complicada na vida dos pais! Saber dizer "Não!" Saber não dizer "Não", saber como dar a volta à situação quando as coisas se complicam em público, sem armar grandes distúrbios é por certo muito difícil.

Vale a pena dar uma vista de olhos neste artigo da Dodot:




"A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER LIMITES


A seguir ao amor, um sentido de disciplina é o segundo presente mais importante que se pode dar a um filho. Apesar de muitos pais se aperceberem de que é fundamental estabelecer limites, fazê-lo de modo consistente e eficaz é uma das tarefas mais difíceis para os pais. Todos queremos crianças 'bem-educadas' mas também nos preocupamos com a limitação da mente da criança ou a sobrecarga com demasiados limites. 


NÃO CASTIGUE 

Disciplina significa ensinar o seu filho acerca dos limites. Existem maneiras de transmitir o seu desapontamento, irritação e frustração utilizando a voz, a cara e a postura. O seu filho quer a sua atenção e a sua aprovação. Se se afastar dele, ficará surpreendida com o poderoso efeito que isso pode ter. Lembre-se que não vale a pena bater-lhe. Bater no seu filho pode originar problemas de conduta e uma baixa auto-estima. E ele aprende que bater e agredir não está mal - uma lição potencialmente perigosa. Portanto diga-lhe 'Não!' com firmeza. Depois retire-a fisicamente para longe do perigo. Gritar 'não' do outro lado da sala pode pará-lo durante um minuto e convida-o a testá-la a seguir. Dê-lhe uma explicação simples: por exemplo, 'Está quente!' se ele estiver a brincar perto do forno. Ele pode tentar desafiá-la, portanto distraia-o rapidamente com algo novo. Lembre-se que o seu bebé ainda é muito novo para castigos e discussões demoradas. 

Sugestão Rápida: Não corra atrás do bebé quando ele estiver a dirigir-se para a rua. Poderá parecer um jogo bem divertido, fazendo com que ele corra cada vez mais depressa, rindo sempre. Se ele estiver mesmo em perigo, grite 'pára!' muito alto - dar-lhe-á um minuto para o apanhar. 



REGRESSO À ESCOLA 

Se ainda não o fez, pode pensar em assistir a algumas aulas destinadas aos pais relativamente à disciplina. É importante obter algumas informações sobre este tópico e discutir com o seu parceiro como planeia estabelecer limites. Pode ficar surpreendida com os diferentes pontos de vista que têm sobre este tópico, portanto tentem concordar quanto a uma abordagem logo que possível. Os esposos que sentem o mesmo relativamente a muitas coisas podem achar que têm ideias muito diferentes acerca de disciplinar os filhos. Sentem-se e discutam várias abordagens. A consistência é a coisa mais importante para o seu filho. Peça ao seu médico algumas sugestões sobre programas locais para pais se acha que pode beneficiar com isso. 



UM OBJECTIVO A LONGO PRAZO 

Quando o seu filho começar a testá-la e aos limites que estabeleceu, lembre-se que a disciplina significa ensinar, não castigar. A disciplina é um objectivo a longo prazo e o seu objectivo é ensinar o seu filho a impor limites a ele próprio. O que você faz de vez em quando não tem importância. É ser consistente e impor limites sensatamente, quando realmente têm importância, que conta. 



COMO LIDAR COM A ATITUDE NEGATIVA 

Provavelmente, a atitude negativa do bebé (dizer sempre "não", arrancar, atirar coisas, etc.) terá aumentado nestes últimos tempos. Isto afecta a sua alimentação, jogos, sono e vontade de gracejar, condutas que constituem áreas de comunicação importante entre pais e filhos. Testa, activamente, os seus limites graças à sua nova mobilidade, ao seu conhecimento sobre a permanência das pessoas e objectos e a sua maior capacidade para manipular e controlar os brinquedos e o seu ambiente. Nesta idade, as birras são comuns, assim como outros tipos de conduta que são negativos, sob qualquer ponto de vista. Portanto, durante o segundo ano, a disciplina converte-se numa parte essencial do papel que desempenham como pais. 

1 comentário:

  1. Um bom post...e de facto impor disciplina nao e facil e nem todos os pais sabem faze-lo...
    Eu levei muita porrada da minha mae, ja meu pai me impos limites e respeito sem me tocar nunca....
    o meu irmao nunca levou e tambem tem respeito e sabe seus limites...

    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!