sexta-feira, 11 de maio de 2012

Adeus fralda!

Daqui

Encontrei este artigo numa revista "Bebé d'hoje" e achei muito interessante. Ainda para mais, sendo que a Bárbara caminha para essa fase, a de dizer adeus a muita coisa... 
Deixar a fralda é das tarefas mais difíceis de concretizar, é preciso muito trabalho de campo por parte dos pais... 
Ela já começou a dar alguns sinais, mas obviamente não a queremos pressionar, vamos com calma. Por enquanto vai-se habituando ao penico [o "pei-i-co" como ela lhe chama"]. 
Agora que estou em casa, aproveito para ter em atenção todas as vezes que ela diz "cocó"... e que são muitas, e todas elas acabam em insucesso, pois acaba por não fazer! Mas um dia [como já aconteceu] vai voltar fazer, e vai gostar, e vai-se habituar, porque a mãe e o pai também não usam fralda!

No artigo pode ler-se o seguinte:

Não lhe têm especial carinho, dizer adeus à fralda não é uma tarefa simples. O facto de andarem satisfeitos sem ela, não quer dizer que a substituam automaticamente pela casa de banho. Mas uns quantos truques facilitam a transição.

Primeiro passo: 
O empenho do pai e da mãe em tirar-lhe o quanto antes a fralda serve de pouco. Por isso o mais importante é detectar quando está reparado. As pistas? Quando pareça sentir-se incomodado quando está molhado e queira tirá-la a toda a força. Ou que mostre sinais de que está a aguentar o xixi (cruza as pernas com força ou mexe-se muito). Outro sinal é que a fralda se mantenha seca durante largos períodos de tempo ou que ele mesmo saiba quando tem vontade. Isto descobre-se perguntando-lhe se quer fazer xixi ou cocó na sanita.

Segundo passo: 
Ajudá-lo a estar consciente de que vai pelo bom caminho. Uma forma de o conseguir é fazer uma "mini festa" de cada vez que alcançar um progresso. Por exemplo, quando pedir pela primeira vez, mesmo que depois não faça nada. Ou depois da primeira vez que faz xixi na sinta. E, claro, depois de um dia inteiro sem escapes.

Por que não devemos esperar? 
Embora seja uma conquista natural da criança, que alcançará quando estiver preparada, haverá que dar-lhe uma mãozinha. Por si só, nunca decidirá a deixar a fralda."

São dicas muito preciosas, para dar uma valente ajuda no momento de dizer adeus à fralda!

2 comentários:

  1. Com o calor até facilita, porque ela vai sentir-se melhor sem a fralda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda falta muito tempo para a minha Princesa deixar as fraldas... Mas acredito que não será muito fácil!
    Aproveito para deixar o link do meu novíssimo blogue:
    http://fraldasebaldrocas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!